Assessoria Contábil Assessor-Bordin Consultoria Tributária

Desde 1983


+55 11 3526-7346


Destaques da Assessor-Bordin

São Paulo, outubro de 2015.

BLOCO K - Nova obrigação acessória

O Bloco K é um arquivo digital, definido pela Receita Federal com as informações sobre as movimentações dos estoques que atualmente são registrados no Livro de Registro de Controle da Produção e do Estoque e que será entregue junto com o SPED Fiscal do contribuinte.

De acordo com o AJUSTE SINIEF 8, de 2 de outubro de 2015, as indústrias de transformação com faturamento acima de R$ 300 milhões devem apresentar o Bloco K em janeiro de 2016. A partir de 2017, a regra vale para as indústrias que faturam mais de R$ 78 milhões. Em 2018, a obrigação passa a valer às demais empresas.

As informações que irão compor os dados do Bloco K exigirão melhor controle e organização das empresas em todas as etapas do processo produtivo, dentre elas: ficha técnica dos produtos, ordens de produção, percentual de perdas do processo produtivo, controle das compras de matérias-primas, insumos e embalagens e, principalmente, apontar as quantidades produzidas e em processo (inclusive as relacionadas a terceiros).

Esta nova obrigação eletrônica demandará um realinhamento interno das rotinas e controles do processo produtivo das empresas.

Ficamos à disposição para eventuais esclarecimentos necessários.

Assessor-Bordin Consultores Empresariais SS



© Copyright 2001-2014 Assessor-Bordin - Assessoria Contábil e Contabilidade Gerencial.
Todos os direitos reservados.