top of page

O QUE SIGNIFICA APRENDER OUTRO IDIOMA?

Atualizado: 21 de jul. de 2022


Estudar e saber utilizar a língua materna é parte do nosso desafio de vida desde a infância. Através dela, demonstramos o que queremos, somos, sentimos e pensamos, assim como o que não gostamos.

Seja na fala, na escrita ou nos sinais, a linguagem imprime a forma como nos relacionamos com as pessoas e nos conecta com o mundo. Realizar com sucesso um simples deslocamento, achar algo perdido, realizar um trabalho, ensinar e aprender, dependem da nossa capacidade de utilizá-la. Se pensarmos que vivemos no tempo em que o conhecimento é bem mais valorizado, entender com facilidade o significado dos estímulos que chegam até nós, é poder otimizar o nosso tempo, que parece estar mais escasso. Olhando o lado mais técnico, se a fluência linguística do emissor ajuda a garantir que a mensagem entregue ao receptor condiz com o real propósito do que foi transmitido, cabe a nós, enquanto emissores, aperfeiçoarmos a nossa capacidade de expressão.

Olhando para o mundo corporativo, vale a reflexão sobre o quanto estamos preparados para interpretar e atribuir qual a melhor “Experiência do Indivíduo”, sendo ele o cliente ou a equipe.

Quando se trata de tarefas em outro idioma, como fica essa questão? Provavelmente teremos que multiplicar isso por 2, abrir a nossa capacidade para absorver a consciência sobre novas realidades e expandindo percepções, amplificando-as para outras culturas e negócios. Quem já teve a oportunidade de estudar um idioma diferente sentiu o quanto essa experiência trouxe, não apenas a língua em si, mas todo um universo que construiu essa forma de comunicação. Nada é por acaso quando se trata de sinais, vocábulos, sons, fonética, regras gramaticais; tudo tem um porquê e carrega uma história, um passado e um contexto. E no mundo dos negócios não é diferente, cada mercado exige seu domínio.


No momento em que se discute tanto a necessidade de atender ao todo, sem descuidar da expectativa individual, se não prestarmos atenção ao detalhe de um gesto, uma regra, uma pergunta — ou a ausência dela —, perderemos um pedaço da história de alguém, daquele lugar, de um projeto; ou ainda corremos o risco da interpretação imprecisa.

As vantagens de estudar outro idioma: Tudo isso se aplica à vida pessoal e profissional, o convívio se estreita entre as pessoas e se amplia nos ambientes. A evolução é fruto de estudo, dedicação, curiosidade e desafio. Quando adultos, temos momentos em que a vida pede mais cor, uma certa provocação e, principalmente, inspiração. Por que não fazer isso através do conhecimento de outras culturas, arte, viagens e projetos? O estudo de um idioma diferente insere na carreira profissional a transformação de um sonho em realidade e pode ser a chance de dar início ao um projeto de vida. Pense nisso!

Claudia Cruz

Gestão de Talentos da ABordin

45 visualizações

Posts recentes

Ver tudo

Comments


© 2021 ABordin - Todos os Direitos Reservados

bottom of page