top of page

Outsourcing: conceito e aplicabilidade para a sua empresa!

Com o propósito de apresentar um serviço de especializado, o Outsourcing visa oferecer um serviço sempre atualizado com assuntos técnicos e específicos para a área contábil e fiscal das empresas.

O que seria exatamente o outsourcing? Como ele realmente funciona? Como seria a sua implementação? Quais são as suas grandes vantagens oferecidas aos empresários e líderes?

O conceito de Outsourcing

De maneira didática, o conceito de outsourcing se refere a um tipo de serviço bem específico que pode ser realizado fora das dependências da empresa. O objetivo principal é fazer com que a empresa tenha acesso a um serviço de alta qualidade sem a necessidade de contratar ou constituir todo um setor dentro do empreendimento. Este tipo de serviço é popularmente conhecido como terceirização.

O Outsourcing acontece quando todos os processos contábeis passam a ser efetuados por uma outra empresa. No entanto, o outsourcing contábil pode ser algo além de técnico, concentrando também informações voltadas para a gestão, com contadores focados em melhorar a experiencia com os clientes, através da elaboração de relatórios gerenciais próprios para a tomada de decisão do empresário ou executivo.

Já no aspecto fiscal, o outsourcing também pode desempenhar um papel estratégico. Ele consiste na análise de documentos fiscais e escrituração fiscal e é responsável por elaborar e cumprir as diversas declarações acessórias tributárias, além de apoiar o planejamento tributário empresarial.

Por meio das análises feitas, o outsourcing contábil e fiscal, tem papel essencial para uma gestão estratégica mais eficiente da empresa.

Vantagens do outsourcing

Antes de entender como o outsourcing pode ter algum impacto na gestão, vamos falar sobre as vantagens que o serviço de outsourcing é capaz de proporcionar. É possível ser bem detalhista sobre como cada benefício tem impacto nas atividades empresariais. Entretanto, focaremos nas vantagens mais abrangentes, para ter uma perspectiva maior sobre o serviço oferecido.

A primeira vantagem evidente é dar à Alta Administração a possibilidade de concentrar seus esforços na Gestão dos Pontos Fundamentais do Negócio e não se preocupar em atualizações técnicas, mudanças na legislação e treinamento de pessoas. Com esses serviços bem constituídos, o empreendedor terá mais tempo disponível para focar na principal atividade econômica da empresa, sendo capaz de se concentrar na melhor estratégia para a condução de seu negócio.

Outro benefício intrínseco é a diminuição considerável dos custos. Uma vez implementado, o outsourcing contará com uma equipe especializada capaz de entregar resultados de maneira tão eficiente quanto se houvesse o departamento dentro da empresa.

Implementação do outsourcing

Com a decisão de implementação do outsourcing, é preciso entender como o processo será feito dentro da empresa. Por meio da empresa contratada, o serviço de outsourcing contábil terá acesso a todas as informações contábeis do empreendimento, considerando-se informações sobre a posição de caixa, notas de fornecedores, notas de faturamento e dados de bancos e endividamentos, entre outras.

Munido dessas informações, a empresa contratada poderá desenvolver relatórios e análises bem detalhadas sobre a atual situação econômico-financeira da empresa. Com essas análises, a empresa que tem a incumbência da terceirização, poderá oferecer um serviço de consultoria contábil personalizada para o contratante, elevando assim a eficiência nesse departamento.

Já a questão fiscal poderá passar pelo mesmo processo, acessando as principais informações fiscais do empreendimento, e poderá fornecer informações relevantes que auxiliem o empresário a fazer um planejamento fiscal/tributário capaz de gerar economia tributária e melhoria na gestão de caixa, principalmente no tocante a pagamento de impostos.

Em modelos de negócio inovadores, embasado em boa gestão tempestiva e focados no crescimento de curto e médio prazo, as principais vantagens do outsourcing contábil e fiscal, além da também terceirização da Folha de Pagamento e da Gestão Financeira, serão fundamentais para que o empreendimento possa ganhar competitividade dentro de um mercado cada vez mais acirrado.

João Simonette Sócio BPO joaosimonette@abordin.com.br

5 visualizações

© 2021 ABordin - Todos os Direitos Reservados

bottom of page