top of page
  • Foto do escritorABordin

A importância do orçamento empresarial


blog abordin

Nessa época do ano, as empresas já estão preocupadas com o seu desempenho no exercício e começando a planejar, de forma mais real, o próximo ano.

Para que os negócios atendam às expectativas dos sócios e acionistas, é imprescindível a adoção da elaboração de um orçamento o mais próximo da realidade possível.

Para isso, é necessário conhecer detalhadamente os números de cada evento da empresa. Importante contar com o auxílio do contador para ter esses dados, já que ele conhece a relevância de cada um deles e consegue interpretar o que as Demonstrações Financeiras estão dizendo. Além de trazer segurança financeira, um orçamento bem elaborado deve ser componente ativo das tomadas de decisões, com o objetivo de assegurar à empresa o atendimento de seus objetivos de continuidade, lucratividade e expansão.

Alguns itens são de extrema importância na elaboração do orçamento:

Avaliação da Receita: Pode melhorar de acordo com a prospecção de novos clientes, avaliação de investimentos (inclusive financeiros), novos nichos de mercado, eficiência da equipe atuante nos projetos, possibilidades de tecnologias para otimizar o processamento dos trabalhos.

Redução de custos e despesas: Melhor performance da equipe, estar atento às demandas de mercado, facilitadores de processos; o que os concorrentes estão fazendo? Quais são os custos considerados fixos e variáveis?

Tributação adequada: Com conhecimento das receitas e despesas, é hora de escolher a melhor forma de tributação, qual se encaixa mais ao seu negócio. Além de preparar a empresa para pagar as melhores taxas, saber quais são os impactos tributários para o crescimento esperado.

Faixas de faturamento impactam diretamente no montante de alíquotas a serem recolhidas aos cofres públicos. Existe algum benefício fiscal direcionado ao meu negócio? Posso aderir a algum programa? Existem créditos tributários envolvidos? Quais são? São questionamentos extremamente importantes para a melhor aplicação do regime tributário.

Lucro esperado: Considerando a prospecção de receita, custos e sabendo as taxas de impostos, qual a margem de lucro que a empresa deseja ter? Essa pergunta faz parte da formação de preço de produtos e serviços.

Esse percentual deve ser refletido na elaboração do orçamento. Com uma boa definição de todos os itens acima, será possível identificar e acompanhar qual será o lucro da empresa no mês a mês e, consequentemente, o resultado esperado no fim do ano.

Além de o orçamento ser uma ferramenta de controle, dará condições também de estabelecer as metas da empresa. Onde é possível e desejável chegar?

Conte com especialistas contábeis na hora de executar o planejamento dos próximos anos da sua empresa. Os números falam muito! Mas é necessária uma excelente interpretação para colocar a empresa no rumo desejado!

Sirlene Florencio Moraes

Sócia do BPO Contábil – ABordin Consultores


33 visualizações

Posts recentes

Ver tudo

Opmerkingen


© 2021 ABordin - Todos os Direitos Reservados

bottom of page