top of page
  • Foto do escritorABordin

Saiba como a chegada do 5G no Brasil afeta a contabilidade

Atualizado: 16 de ago. de 2022


A pandemia acelerou uma série de inovações e transformações em diferentes áreas, mas a chegada da tecnologia 5G no Brasil transformará a conectividade de todos os setores da economia.

A rede 5G “pura” iniciou no Brasil em julho de 2022, em Brasília, Belo Horizonte, Porto Alegre e João Pessoa, com a promessa de ser até cem vezes mais rápida que a rede atual, a 4G. A próxima capital brasileira a receber o sinal, no dia 4 de agosto, será São Paulo.

A rede 5G está disponível em 34 países, entre eles os Estados Unidos, Canadá, Reino Unido, Suíça, Japão, China, , Arábia Saudita, Coreia do Sul, Austrália, Noruega e Alemanha. A Coreia do Sul foi a primeira a lançar o 5G comercialmente, em abril de 2019 (Fonte: Money Times).

A cada nova tecnologia desenvolvida, a vida de todos é impactada. Seja direta ou indiretamente, inovações em tecnologia afetam o mundo por completo.

Pode parecer apenas um número, uma simples “atualização”, mas, por trás desta novidade, se esconde uma ampla transformação digital. O 5G veio para ficar e, mais especificamente, mudar tudo.

O que é a tecnologia 5G?

5G é uma tecnologia que oferece potencial para atender à crescente demanda de consumidores, empresas e indústrias, com redes sem fio mais rápidas e de maior capacidade.

Com sua velocidade de download 100 vezes mais rápida e latência (tempo que passa entre uma causa e um efeito) de 10 a 50 vezes menor, a tecnologia 5G permitirá que empresas de todos os setores econômicos revolucionem sua oferta de produtos e serviços.

Algumas vantagens:

· Mais estabilidade;

· Maior velocidade de upload e download;

· Cobertura mais ampla;

· Maior número de dispositivos conectados por metro quadrado.

Para compararmos a evolução das tecnologias, a 4G, modelo que utilizamos atualmente, tem uma velocidade média de 45 Mbps. A geração anterior, 3G, tinha velocidade média de 8,82 Mbps. Estima-se que a 5G possa alcançar até 10 Gbps.


O que muda nos negócios com a chegada do 5G?

Podemos considerar que as evoluções da internet trouxeram algumas mudanças para as nossas rotinas, tanto pessoal quanto profissional.

Como exemplo, podemos citar:

· A 3G permitiu a conexão de internet nos dispositivos móveis, o que potencializou o desenvolvimento tecnológico dos smartphones.

· A 4G proporcionou uma melhor qualidade de conexão e, assim, impulsionou o desenvolvimento dos aplicativos mobile que utilizamos atualmente, e que têm uma profunda importância nas nossas ações organizacionais. Esta tecnologia ajudou muito no trabalho remoto.


Alguns processos que beneficiarão as empresas, dentre elas as empresas contábeis:

· Coletar dados em tempo real, facilitando aos especialistas em segurança da informação a intervir mais rapidamente em caso de ataques cibernéticos;

· Trabalho remoto, com conexões rápidas (redes sem fio);

· Melhorar o relacionamento com o cliente, permitindo acompanhar mais de perto os processos em geral;

· A rapidez da conexão agilizará a entrega de arquivos (obrigações acessórias) aos órgãos públicos.


A chegada da conexão de quinta geração, novidade que ainda causa dúvida e curiosidade em grande parte da população, é um avanço tecnológico sem precedentes e irá impactar — de diversas maneiras — a vida de todos os brasileiros. Afinal, a tecnologia 5G irá viabilizar conquistas tecnológicas ao possibilitar que não apenas novas aplicações sejam desenvolvidas, como também sejam realizadas em tempo real.

Em 2022, com a missão de levar essa nova tecnologia para todo o país, o mercado, com respaldo da iniciativa pública, será fundamental para garantir o acesso geral a essa porta para o futuro. Às operadoras, cabe oferecer acesso à rede 5G por meio de planos acessíveis, enquanto empresas de tecnologia têm o compromisso de oferecer dispositivos que permitam essa conexão. Afinal, o futuro é para todos!

Magali Iorio Abdo Braga

Sócia na ABordin e Gestora de Treinamentos da UCB

71 visualizações

コメント


© 2021 ABordin - Todos os Direitos Reservados

bottom of page